ajuda inscrições

Ajuda sobre o processo de inscrição em ações de formação

As inscrições em ações de formação no CFAE Cenfores são feitas através do preenchimento de formulários Google. Este processo também é válido para a recolha de outro tipo de dados (ficha de formando, ficha de formador, etc.). Por vezes estes formulários pedem para selecionar numa imagem com uma quadrícula, todas as imagens que contêm um dado elemento, por exemplo veículos. Esta verificação é necessária para concluir a submissão do formulário. Trata-se de um mecanismo de segurança implementado pela Google para garantir que é de facto uma pessoa que está a preencher o formulário e não um programa informático a preencher um número indiscriminado com dados inventados.

Como fazer uma inscrição numa ação de formação

  1. Selecionar o tipo de ação de formação
    1. Se quiser inscrever-se numa ação de formação do Plano Nacional Para o Sucesso Escolar (PNPSE) deverá selecionar o plano PNPSE. Estas ações de formação são gratuitas para os formandos. Antes de se inscrever verifique se pertence aos destinatários e se a formação se destina à sua escola (algumas ações são exclusivas para algumas escolas).
    2. Se quiser inscrever-se numa ação do Plano de Formação Não Financiado (PFNF) deverá selecionar o plano PNNF. Algumas destas ações de formação são gratuitas para os formandos, outras têm um custo associado que está indicado junto de cada ação.
    3. Se quiser inscrever inscrever-se numa Ação de Formação de Curta Duração (ACD) deverá selecionar o plano de ACD. As ACD são ações de formação que poderão ter uma duração que oscila entre um mínimo de 3 horas e um máximo de 6 horas. Estas ações de formação têm um enquadramento legal diferente das outras, designadamente em relação ao número máximo de horas de formação que podem ser contempladas no número de horas de formação obrigatórias.
  2. Selecionar a ação de formação em que se quer inscrever
    1. As inscrições para as ações de formação do plano PNPSE abrem, em geral, 60 dias antes do início da formação. O plano de formação PNPSE é apresentado de forma segmentada:
      1. Ações de Formação com Inscrições Abertas (clicar para abrir o plano PNPSE com as ações de formação que têm as inscrições abertas)
        • Irá aparecer uma tabela com todas as ações de formação do PNPSE com inscrições abertas. Para se inscrever basta clicar no código interno dessa ação que tem uma hiperligação que fará abrir o formulário de inscrição. Este formulário já tem alguns campos preenchidos (código interno, nome da ação, modalidade) não os altere (se verificar alguma anomalia é favor contactar o Cenfores).
        • Preencha o formulário de inscrição, tendo o cuidado de preencher todos os campos obrigatórios.
        • Quando tiver preenchido todo o formulário clique em submeter (no final do formulário). Não feche ainda o seu navegador de Internet.
        • Numa nova janela do seu navegador (ou usando um navegador diferente) aceda ao seu e-mail e verifique se recebeu duas mensagens de confirmação com os dados submetidos. Se ao fim de 2 ou 3 minutos não tiver recebido uma mensagem de confirmação, verifique se a mesma não foi parar ao Spam.
        • Se não tiver recebido nenhuma mensagem clique em EDITAR a mensagem submetida e verifique se o endereço de e-mail está corretamente escrito (erros de digitação causam frequentemente problemas). Se for necessário corrija o seu endereço de e-mail e faça uma nova submissão.
      1. As restantes opções permitem-lhe consultar as ações de formação que já iniciaram ou as que estando programadas ainda não têm as inscrições abertas.

Ficha de Formando

Para que serve a ficha de formando?

A ficha de formando destina-se a recolher os dados de cada formando e simultaneamente a permitir a atualização desses dados pelo formando sempre que necessário. Os dados são introduzidos e alterados pelo formando, garantindo assim a sua integridade. A responsabilidade pela atualização dos dados constantes da ficha de formando compete ao próprio. 
Como é que cada formando pode atualizar os dados constantes da sua ficha de formando?
Quando é submetido o formulário de recolha de dados da ficha de formando são enviadas duas mensagens pelo sistema, de forma automática, para o endereço de e-mail inserido nesse formulário. Uma destas mensagens é uma cópia do formulário submetido e possui uma opção EDITAR RESPOSTA que permite alterar os dados submetidos anteriormente.
Antes de submeter o formulário verifique se o endereço de correio eletrónico que indicou está correto, caso contrário não irá receber a mensagem de confirmação e se o endereço que inserir existir, os seus dados poderão ser enviados para o dono desse endereço.
No caso de se ter engano a inserir o endereço de correio eletrónico e só se aperceber disso após a submissão, tem ainda a oportunidade de Editar o Formulário enquanto não fechar a janela da submissão.

Problemas com a ficha de formando

Já preenchi a ficha de formando mas recebi um e-mail a solicitar o seu preenchimento, porque é que isto aconteceu? o que devo fazer?
Esta situação não é normal mas poderá acontecer nas seguintes situações:
  1. o endereço de e-mail e o telefone que indicou na inscrição da ação de formação são diferentes dos que constam da ficha de formando;
  2. se a submissão da ficha de formando não foi bem sucedida (não recebeu nenhuma mensagem de confirmação).
No primeiro caso deverá atualizar os dados da sua ficha de formando. No segundo caso deverá contactar o Cenfores.

Quis atualizar a minha ficha de formando mas não funcionou

Cada formando deve preencher uma única ficha de formando. Se alguém preencher mais do que uma ficha isso irá causar algumas dificuldades e fará com que sejam ignoradas todas as fichas submetidas depois da primeira. Nesta situação a atualização dos dados das fichas que submeter depois da primeira não terão nenhum efeito.
Subpáginas (1) Ficha de Formando
Comments